Na hora da maquiagem os pincéis são itens que ajudam e muito, mas com tantas opções, nem sempre sabemos a utilidade de cada um deles. Preparamos umas dicas rápidas para facilitar na identificação de cada pincel e ensinar como usá-los e conservá-los.

 

Pincéis de pele

Para passar base

Como é: Tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida.

Como usar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas.
Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele fica com um efeito aveludado.

Para passar pó

Como é: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto.

Como usar: com movimentos de vaivém, passe o pincel na zona T do rosto – o centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo são lugares que sempre pedem uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.

Para passar blush

Como é: menos volumoso que o pincel de pó com cerdas arredondadas.

Como usar: passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.

 

Pincéis para os olhos

Para passar a primeira camada de sombra

Como é: com espuma em formato oval.

Como usar: encostar a espuma no produto e em seguida aplicar na região dos olhos desejada.

Para esfumar a sombra

Como é: com cerdas fofinhas e formato oval.

Como usar: faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.

Para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios

Como é: tem cerdas finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado).

Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use também para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos ou para corrigir imperfeições nas sobrancelhas.

Para pentear cílios e sobrancelha

Como é: tem o formato de escovinha de um lado e de pente do outro.

Como usar: use o lado escovinha para pentear as sobrancelhas ou para pentear os cílios após o rímel já seco. Isso ajuda a dar muito volume aos cílios. Use o lado pente também para pentear as sobrancelhas.

 

Pincel para boca

Para pintar os lábios

Como é: o de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios. O de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom.

Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo e depois preencha os lábios.

 

Cuidados com os pincéis

Lave-os com shampoo e condicionador neutros ou infantis. Seque com papel toalha e NUNCA guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias. Também já existem no mercado higienizadores de pincéis. São bem simples de usar! Basta borrifar um pouco do produto em papel toalha e depois fazer movimentos com os pinceis neste papel. Os pincéis ficam limpinhos.